E como nem sempre é possível estar ao lado de quem se ama nas datas especiais, registro aqui no P de Pinguim Feliz, meu amor e meu carinho por meu irmão mais velho, o Mauro.
Meu ninador oficial nos meus primeiros meses de vida (isso lá pelos idos de 72), meu irmão faz hoje 50 anos. E, apesar de a geografia nos manter distantes a maior parte do tempo, todo o tempo que penso nele me traz boas lembranças e me deixa feliz.
Pra ti, querido Mauro, meu amor mais fraterno!!!
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Irmão Mais Velho
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Estou de volta!
Meu querido blog, perdão. Se é que é possível perdoar uma criatura que ama escrever, tem um blog e fica oito meses sem postar uma palavrinha. Mas que seja sem perdão mesmo: estou de volta!
E um bocado de coisas (coisinhas e coisonas) aconteceram daquele 11 de fevereiro para cá. Por um período - bem mais longo do que eu queria - estive sem muita energia. Isso porque, aqui em casa, vivenciamos momentos tristes. Pior, inesperadamente tristes. Mas, de toda a dor, ficou um belo aprendizado e a certeza de que se fez o que se pôde fazer.
De fevereiro pra cá também passamos por momentos de apreensão (e muita união) por causa da saúde fragilizada da mãe, que felizmente se recupera dia após dia, com o apoio da família, dos amigos e dos médicos. Além da divina providência.
Nesses oito últimos meses também trabalhei muito. E tomei uma decisão: parar de trabalhar por um tempo. Uns dizem que estou encostada, outros tratam de denominar férias. A verdade é que estou feliz com a decisão, porque finalmente estou me dedicando às pessoas que amo e de quem, mesmo convivendo quase que diariamente, sentia uma saudade imensa.
Minha adorável nova rotina é bem caseira, seja na nossa própria casa ou na casa da mãe (e do pai), para onde me desloco todas as manhãs, antes mesmo das 8h. Passo um tempo com eles e, mais para perto do meio-dia, coloco o chapéu de chef e me jogo no almoço. E acreditem: não tenho feito feio. Além disso, o cardápio é bastante saudável e variado. Voltei a cuidar (com a grande ajuda da sempre competente nutricionista Ana Harb) da minha alimentação.
Somos quatro agora!
Nesse período em que estive em falta com este amado blog nossa família aumentou: somos agora Alisson, eu, Theo e Ben! Isso mesmo! Em maio, justamente quando o Theo completou um ano conosco (e caiu da janela, sem sequelas, felizmente), adotamos o Benjamin Salin, um gato pra lá de sapeca que chegou em nossas vidas por intermédio da queridíssima da Lúcia Britto, gateira como nós. Ben está bem crescidinho já, é elétrico, faceiro e adorado pelo mano mais velho, que praticamente o adotou como filho.
Tá bom assim?!
Mas vai ter mais. Muito mais.
Prometo!
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Finais de semana, praia e amigos!
À exceção do final de semana do Reveillon, que, por motivo de força maior, ficamos em Porto Alegre, temos ido à praia todas às sextas. Na carona, os amigos e uma vontade enorme de relaxar e se divertir. E temos, com sucesso, feito as duas coisas.
Com os amigos, ficamos de papo no jardim da casa, ouvindo música, dançando, filosofando ou simplesmente falando bobagens até tarde da noite.
As manhãs, respeitando o sol e as peles brancas, são à beira mar, com direito a banhos divertidos no mar, caminhadas de um lado ao outro, água, muita água, queijo coalho e, claro, o fundamental milho verde.
À tarde, enquanto uns dormem (eu, por exemplo), outros se entregam aos games e jogos de tabuleiro. Nos intervalos, risos, comidinhas simples mas super devoráveis. Ou alguém recusa o indefectível PL (Pão com Linguiça!!!)
sábado, 7 de fevereiro de 2009
5 de fevereiro de 2006
O texto abaixo foi publicado na primeira casa do P de Pinguim - à época, no Terra Blog, diretamente de BSB e sem a denominação 'Feliz' que surgiu quando voltamos para Porto Alegre. Isso em 7 de setembro de 2006. Imagem: Dia da Independência em plena Capital Federal, morando em um prédio na frente do Colégio Militar e vivendo às vésperas das eleições presidenciais que reelegeram o Lula.
Esta semana que passou fez três anos que me fui de POA pra BSB. Cheguei no Planalto Central em um final de tarde de domingo, 5 de fevereiro. E fui recepcionada por duas pessoas extremamente amorosas: Irmão Arlindo, o diretor da escola onde trabalhei por 10 meses, até fazer as malas para voltar pro Pampa, e Leninha, fiel escudeira do Irmão Arlindo, menina de sorriso largo, que ficou como uma irmã morando comigo nos primeiros três dias longe de casa.
Lembro do cartaz afetuoso que dizia 'Seja Bem-Vindo' e que encontrei assim que a porta do apartamento da 703N se abriu. Foram meses de saudade, não vou negar, ou não estaria de volta a Porto Alegre, mas foram sobretudo meses de crescimento, de aprendizado e de muito amor. Sinto saudades.
Quando tudo começou...2006
Eu escrevi isso:
Palavra de Pingüim
Antes disso, cabe ressaltar, já gostava muito deles. São 18 espécies conhecidas e espalhadas pelo mundo. Aquático. Preferencialmente nas regiões polares e subpolares.
Mas, de tudo o que aprendi sobre os pinqüins, o que mais me surpreende (e anima, pode-se dizer) é que são aves-marinhas-que-botam-ovos-mas-não-voam FIÉIS.
Portanto, aqui, no P de Pingüim a proposta é ser fiel. Às palavras. Pelo menos. Às idéias. Sobretudo.
Bem-vindos ao P de Pingüim.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Números.2
Que é inverno no Hemisfério Norte e verão no Hemisfério Sul todo mundo sabe e concorda. Mas que a diferença de temperatura entre lá e cá chega a 80ºC fica quase impossível de acreditar. Só que é verdade. E por ser uma verdade tão maluca que este é o número desta quarta-feira de fevereiro.
Na Sibéria, o frio chegou aos 44ºC negativos. E as escolas, em respeito aos neurônios congelados, fecharam. Na Austrália, o calor bateu os 46ºC positivos. E o uso da eletricidade foi limitado: nada de se atirar no ar condicionado.
Alanis
Gosto muito do som da Alanis Morissette. Lembro que ouvi muito Alanis no final dos 90 e início dos 2000, por me sentir feliz e por me senti infeliz. E acho que a música da Alanis, em resumo, é isso mesmo: um misto de alegria e tristeza, encontro e desencontro, certeza e incerteza. E ela está novamente no Brasil, fazendo show em várias cidades, inclusive Porto Alegre. E, claro, se promovendo, dando entrevistas, falando um pouco mais se si. Como nessa surpreendente entrevista publicada na Caras (surpreendente porque boa, apesar de ser Caras), da qual destaco uns trechos:
'Considera-se um exemplo para a vida de outras mulheres? É muito reconfortante saber que posso influenciar de uma forma boa outras mulheres, sejam elas mães, irmãs, professoras... Porque, ao mesmo tempo, me sinto estudante, filha, uma mulher como outra qualquer. Sou uma sobrevivente'
'Como quer ser lembrada? Como alguém que não teve vergonha de ter sido um bom ser humano. Mas, realmente, também não tenho necessidade nenhuma de ser lembrada.'
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Dia da Saudade
E não é que 30 de janeiro é o Dia da Saudade, aquela mesma transformada em poesia e música por Vinicius e Jobim:
A realidade é que sem ela não há paz,
não há beleza
É só tristeza
E a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai'
Da Infância em si...
Da vida colegial...
Dos treinos e jogos (amadores, mas muito legais)...
Das tardes de bobeira em dias úteis...
Das descobertas juvenis (inclusive de suas pequenas dores)...
Dos passeios de final de semana com pai e mãe e irmão...
Das viagens com piquenique...
De editar uma bela matéria...
De ficar muito mais tempo com as pessoas que eu amo (uma saudade presente)...
E se tudo isso me dói?! Não!!! Saudade a gente sente só daquilo e daqueles e daquelas que amamos!!! Mas eu quero mesmo ter mais tempo pra todos que amo!!!
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Adendo Importante
Chega de moleza! Não à impunidade! Agora os argentinos serão fiscalizados e punidos - COM APREENSÃO DO VEÍCULO ATÉ PAGAMENTO DA MULTA - por seus atos aloprados no trânsito. A farra de entrar - fazer-e-acontecer nas estradas gaúchas - e sair como quem não faz/fez nada acabou.
Números.1
E como é sexta, dia em que boa parte dos porto-alegrenses pegam a estrada rumo ao Litoral, 'Números' estréia (no novo português, que essa eu sei, é sem acento) com um alerta ao bolso, mas sobretudo a consciência, porque está insuportável a matança no trânsito:
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Da Política (Internacional)
Sou/estou ainda resistente em relação ao Obama. Não exatamente por um rechaço a ele. Mas porque me sinto mal em imaginar que nossas vidas aqui no Brasil podem estar assim tão atreladas ao que os EUA fazem de bom e de ruim.
Dizendo, parece até que não vivo neste século. Sei bem dos processos todos - culturais, econômicos, históricos, políticos e sociais - que transformaram o mundo praticamente em uma coisa só. A tal da globalização, que, por outro lado parece que ergue mais muros e cria tantas outras castas.
E enquanto sou/estou resistente ao novo presidente 'do mundo', vou lendo, ouvindo e vendo notícias. Como o artigo assinado ontem, day after da 'Inauguration', pelo Paulo Sant´Ana na ZH:
'...Como terá acordado Obama esta manhã? Não tenho dúvida de que este homem vive hoje um sonho delirante.
Obama deve desconfiar de que não está ainda desperto do mergulho de fantasia a que foi submetido depois que concorreu na prévia partidária e na eleição em que bateu inexoravelmente John McCain, quando o mundo inteiro não acreditava que um negro pudesse um dia vir a ser presidente dos EUA.
De pijama, deitado na cama ao lado de sua mulher, protegido ali fora pela segurança pessoal mais perfeita do mundo, antes de adormecer os dois devem ter conversado sobre a sucessão frenética de acontecimentos que culminaram com esta primeira noite na Casa Branca.
Eles são as duas pessoas que menos acreditam que isso pode ter-lhes sucedido. É demais, não cabe no aparato de lógicas e de acasos que cerca as vidas das pessoas essa transformação de um advogado simples que emigrou do Havaí para tentar a sorte no continente e de repente se viu alçado ao posto mais importante do planeta...'
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Aleatório.14
E nessa de não-gostar do termo fashionista, saí Google afora, buscando referências. Reencontrei o blog 'Hoje Eu Vou Assim'. E mais outro achado, 'O Diário de Uma Fashionista', que cito por ser redigido em português dos portugueses, que deixa tudo mais dramático, parece-me. São dois aleatórios pra lá de fashionistas, afinal...
Palavras.1
Acabo de inventar este tópico no P de Pinguim Feliz (aliás, o 'P' do título do blog é justamente o 'p' de palavra), porque resolvi escrever o quanto me incomoda o neologismo 'fashionista'. Simplesmente porque é uma espécie de cúmulo da aculturação. Cabe lembrar que, no legítimo inglês, fashionista é um termo pejorativo. Diz-se de fashionista alguém que adota ou dita moda com demasiado exagero.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Cancioneiro.4
Que beijinho doce
Que ela tem
Depois que beijei ela
Nunca mais beijei ninguém
Que beijinho doce
Foi ela quem trouxe
De longe prá mim
Se me abraça apertado
Suspira dobrado
Que amor sem fim.
Coração quem manda
Quando a gente ama
Se eu estou junto dela
Sem dar um beijinho
Coração reclama.
Que beijinho doce
Foi ela quem trouxe
De longe prá mim
Se me abraça apertado
Suspiro dobrado
Que amor sem fim.
Último dia de novela é isso, né... E eu sigo na esperança de ver Flora unida a Sandy!!!
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Mantra do Amor da Adri pelo Alisson
(A vida é maravilhosa pra mim...
Já disse isso? Já disse sim...e vou dizer todos os dias.
E o melhor de ter uma vida maravilhosa é poder compartilhá-la com o Alisson, meu amor.)
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Menu de almoço com amiga
1 - Bizarrices e maluquetes do mundo do trabalho (de entrada, e só)
2 - Amores, dores, sonhos e realizações (prato principal, e muito)
3 - Festas, músicas e bobageiras (sobremesa, mais do que deliciosa)
Do Futebol
Não lembro se alguma vez escrevi sobre esporte no P de Pinguim Feliz. Se escrevi de futebol, certamente falei - e muito bem! - do meu amado Grêmio, uma das melhores herança do meu pai. Talvez tenha falado de caminhadas - tão raras nos últimos tempos - possivelmente tenha comentado de algum programa esportivo na TV. O que é certo é que, independentemente da quantidade de esporte neste blog, amo quase 100% das modalidades. Ficam mais de lado aqueles esportes de luta. Se bem que adoro judô. É mesmo...gosto muito de judô...a ponto de lamentar nunca ter praticado.
E bons textos sobre esporte merecem todo o reconhecimento. Como este, assinado por David Coimbra na edição de 6 de janeiro da Zero Hora, do qual retiro uma parte para deixar anotado no 'P'. Todo o texto é possível ler aqui:
'Não é por acaso que os técnicos de futebol são chamados de professores. Eles ensinam os jogadores a jogar, eles planejam tudo o que vai acontecer durante uma partida. Eles mudaram até a linguagem do futebol. Agora há atacantes que flutuam atrás da zaga, há jogadores de passagem, jogadores que atuam por dentro e outros que vão pelos lados do campo, agora muitos jogadores, que coisa, espetam, e alguns times jogam em duas linhas de quatro. Duas linhas de quatro. Gosto especialmente disso. Gostaria de ver, por exemplo, um time jogando em cinco linhas de dois. Ou, melhor: 11 linhas de um. A tática, revolucionária, seria o um-um-um-um-um-um-um-um-um-um-um. Que lindeza.
Observe um treinador nas fímbrias do gramado, de pé na chamada “área técnica”, uma área que não existia quando os técnicos não eram professores, área criada só para eles, como tronos imaginários. Lá está o treinador, dentro de seus mocassins italianos, apontando o indicador e o dedo médio da mão esquerda em vê para algum meio-campista e, em volta desses dois dedos, traçando círculos com a mão direita. O que significa esse gesto? Ah! Só os iniciados sabem.
De onde vem tanta sabedoria? De que fonte bebem esses escassos privilegiados? São perguntas difíceis de responder. Mas, se você por acaso me perguntar se prefiro um técnico de R$ 300 mil ou três centroavantes de R$ 100 mil, isso eu respondo. Ah, isso sei responder.'
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Enquete.1
Essa é roubada do Terra...
Em 'A Favorita', Flora deve:
( ) Fugir
( ) Morrer
( ) Ser Presa
Dia Mundial da Gratidão
É hoje.
Diz-se: 'A gratidão é a memória do coração'.
Gosto e concordo. Eu sou grata.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Ajuda Divina
Logo ali no post anterior eu registrei que simplesmente não consigo acordar tarde. E isso não é de agora. Nem tem necessariamente nada a ver com a máxima de que Deus ajuda quem cedo madruga. Embora um dos maiores atrativos do amanhecer seja a Lua deixando lindamente o espaço para o Sol. Amo ver isso. Me alegra, me inspira, me motiva e...sei lá, sempre gostei de acordar cedo. Desde criancinha.
Primeiro, acordava cedo para ver os desenhos da Disney e seriados na TV...cresci, e lá pelos nove, dez acordava cedo para ver a F1 (acho que nem era tão cedo assim, mas lembro que a casa toda dormia, enquanto eu me recostava no sofá para ver os carrinhos voando nas pistas do mundo).
Também acordei cedo durante toda minha vida escolar e universitária...nessa época, a da faculdade, confesso que, porque trabalhava até tarde da noite, tinha mais dificuldade para levantar. Mas não chegava a ser um sofrimento.
Atualmente, meu prazer em acordar cedo está em poder brincar com o Theo...em tomar, quietinha, um café quentinho, pensando na vida... e em deixar em alguns lugares da web palavras como essas.
Sou bem feliz assim. E que Deus me ajude sempre!!!
domingo, 4 de janeiro de 2009
Essa sou eu...e você?!
Três nomes pelos quais você atende:
1) Adriana
2) Adri
3) Trévis
Três nomes pelos quais você não atende:
1) Ô!
2) Psiu!
3) Tia!
Três nomes de tela:
1) Adri Schnell
2) adripin
3) uglythecat
Três coisas que você gosta em você:
1) Sense of humor
2) Amorosidade
3) Mãos-e-pés (pode?!)
Três coisas que você não gosta em você:
1) Excesso de peso
2) Não saber dizer 'não'
3) Rigor exagerado comigo e com os outros
Três partes da sua herança genética:
1) Amor
2) Amor
3) Amor
Três coisas que assustam você:
1) Grosseria
2) Dor
3) Injustiça
Três coisas essenciais no seu dia:
1) Amor
2) Água
3) Sono
Três coisas que você está vestindo agora:
1) Camisetão branco
2) Calça de pijama com gatinhos e flores
3) Aliança na mão esquerda e anel com a letra 'A' na direita (pode?!)
Três dos seus artistas/bandas favoritos:
1) U2
2) Elton John
3) Green Day
Três das suas canções favoritas:
1) One - U2
2) Your Song - Elton John
3) Good Riddance (Time of you Life) - Green Day
Três coisas que você quer tentar nos próximos 12 meses:
1) Fazer exercícios físicos
2) Engravidar
3) Abrir a 'firma'
Três coisas que você vai fazer nos próximos 3 meses:
1) Fazer exercícios físicos
2) Engravidar
3) Abrir a 'firma'
Duas verdades e uma mentira:
1) É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã
2) Lar doce lar
3) A morte é o fim da vida
Três nomes de filhos:
1) Mariana
2) Ian
3) Gabriel
Três coisas que simplesmente você não consegue fazer:
1) Bajular
2) Acordar tarde
3) Cálculos matemáticos com prazer e facilidade
Três hobbies favoritos:
1) Viver com meus amores
2) Escrever
3) Ouvir
Três coisas que você quer fazer antes de morrer:
1) Criar com muito amor meu (s) filho (s)
2) Morar em um lugar frio de língua inglesa
3) Morar em uma casa
Tirando o Atrasado
Já escrevi que estive em falta e senti falta de fazer meus registros no P de Pinguim Feliz. Me comprometi em voltar muito mais vezes em 2009. Este já é o terceiro post do novo ano. Estou cumprindo, portanto.
Mas, também, tanta coisa acontece entre a meia noite de 31 de dezembro e as primeiras 48 horas de cada ano novo, que vale a assinatura aqui...
É que no segundo dia do ano - que este ano foi o primeiro dia útil do ano em plena sexta-feira, com a cidade vazia (oba!) e o tempo com jeito de outono (muito oba!) - eu já comemorei aniversário. São 37 anos de muito amor. E mais nada a declarar, porque viver em estado de muito amor já diz tudo, né...
E, há quatro anos, também em 2 de janeiro, estou enamorada (e amando e sendo amada) do Alisson. O que só reforça meu permanente estado de amor.
Obrigado por ser o amor da minha vida
Obrigado por me fazer rir
Obrigado por cuidar de mim
Obrigado por me fazer carinho
Obrigado pelo abraço gostoso
Obrigado pelo tua bochecha
Obrigado pelo tua cabecinha
Obrigado por me vestir (buddypoke)
Obrigado por me beijar
Obrigado pelo teu sorriso lindo
Obrigado por me amar
Obrigado por ser amada
Obrigado por existir
Obrigado por ser meu anjo
Obrigado por tudo
Eu só tenho a te agradecer por
estar comigo e me tornar uma
pessoa melhor.
Te amo muito!!! Parabéns!
Aleatório.13
Os cartuns do Hugh Macleod no site Gaping Void. Hoje, em ritmo de promessa, este é bem apropriado:
Promessa de Ano Novo
E não é que 2008 se foi...2009 chegou...e eu já estou três dias sem escrever. Mas, como não havia dito nada, fica valendo, a partir de agora, a Promessa de Ano Novo de escrever mais aqui, porque estive em falta e senti falta de estar aqui. Coisas da vida...que quero mudar para este ano novinho ainda. Complicado mesmo vai ser escrever no novo português (com ou sem acento?!). Mas amanhã quero comprar uma gramática (com ou sem acento?!) da unificação (ou não?!) e estudar pra não fazer feio.
Promessa, compromisso, boa ação, felicidade, tudo de bom em 2009...pra todos!!!