sábado, 25 de agosto de 2007

Entre linhas, 50cm, 12 a 15 sementes

É mais ou menos por ai o esquema de plantio do grão-de-bico: coloque de 12 a 15 sementes, entre linhas com espaço de 50cm. Sem esquecer que a terra tem de ter pouca umidade.

Pelo menos é o que informa um site de técnicas agrícolas onde acabei parando, já que resolvi escrever aqui sobre um dos alimentos que mais gostos.
Afinal, apesar de há anos amar grão-de-bico, até este sábado jamais havia cozido a leguminosa em casa.

Aquelas coisas que nem Freud deve ser capaz de explicar: mesmo gostando muito de grão-de-bico, o associava a bufês de salada em restaurantes. Ou, no máximo, aos almoços mais caprichadinhos na casa da mãe.


Até que, esta semana, passei pelo súper e comprei um pacote de grão-de-bico. No verso da embalagem, descubro que é necessário deixá-lo de molho por algumas boas horas para, então, cozinhá-lo por 40 minutos. Ou o tempo que se quer: eu mesma preferi parar nos 30, porque gosto do grão mais durinho.

Grão-de-bico é meio caro. Mas é coisa mais boa também. Tem alto valor nutritivo. Boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas. E capaz até de espantar a depressão e aumentar as taxas de ovulação...

Quem sabe ganhamos mais um aliado nas nossas tentativas!!!

Nenhum comentário: